Conseguir um sim de um investidor para receber investimento não é uma tarefa fácil. Você precisa pesquisar sobre seus potenciais investidores, entender como deve se comportar diante deles, entender que investidores são pessoas ocupadas e que existem muitos outros donos de negócios que também estão competindo pelo tempo deles.

Você precisa apresentar um pitch inesquecível e ainda fazer constantemente acompanhamentos e atualizar os investidores para não cair no esquecimento. 

Por isso veja estas 14 dicas que vão te ajudar a conseguir um sim de qualquer investidor.

1- Compartilhe atualizações regulares 

Atualizações de tempo em tempo mostrando suas realizações são ótimos meios para manter os investidores. Assim eles verão que você está agindo conforme disse em seu pitch. Está criando valor, atingindo os objetivos que você traçou. Isso passa a impressão de que seu negócio tem potencial para dar retorno.

2 – Conte histórias

Mais do que apresentar diretamente números, conte histórias. As pessoas respondem melhor a histórias somadas aos números aparecendo conforme um contexto do que a uma planilha cheia de números.

Saiba usar os números e trazê-los no momento certo para conseguir o sim. Pois se você tratá-los dessa forma, você verá que continuarão curiosos mesmo após a reunião. 

3 – Deixe alguns detalhes para depois

Quando for apresentar seu melhor pitch para seus potenciais investidores, não revele todas as coisas que tornam seu negócio fantástico. Deixe algumas dessas cartas para serem usadas no follow up dos investidores, que é essencial para conseguir o sim deles.

Guarde algumas cartas na manga! 

Após apresentação do seu pitch, envie um e-mail de agradecimento para o investidor. Muitos desses e-mails geralmente não são respondidos, e é por isso que você guardou alguns detalhes para depois.

Após uma semana ou duas, esses detalhes serão o motivo para você voltar a entrar em contato com o investidor. Essa é uma boa forma de se manter conectado com o investidor e fazer ele não se esquecer de você, por uma razão que têm algum valor.

4 – Mantenha o diálogo descontraído e o sim é garantido!

Se apresentar e fazer seu pitch para os investidores é uma atividade difícil e estressante. É importante ter um diálogo aberto para ter certeza que você está abordando assuntos realmente relevantes.

Uma boa forma de fazer isso é montar sua apresentação, mas apenas destacando os pontos principais, aberto a abrir o diálogo para outros caminhos se for necessários.

Utilize uma linguagem menos formal e pense no contexto antes de entrar nos detalhes. Tenha certeza também de que você saiba tanto quanto eles sabem (ou mais) sobre o assunto.

5 – Trate-os como humanos

As pessoas ficam ansiosas e agitadas quando vão se encontrar com investidores. Muitos tratam como uma situação de vida ou morte, o que coloca muita pressão na situação. 

Trate os investidores como pessoas normais que eles se sentirão mais confortáveis. Procure tratar eles da mesma forma que você gostaria de ser tratado, assim ficará mais fácil de construir uma relação e conseguir o tão desejado SIM!

Mesmo que o investimento não aconteça, manter essa relação é importante, pois no futuro pode acontecer de vocês se cruzarem novamente. 

6 – Peça por feedbacks

Depois que você apresentou o seu pitch que você trabalhou duro para desenvolver, você precisa fazer duas coisas: peça por feedbacks e continue fazendo follow ups. 

Mesmo que os investidores resolvam não investir em seu negócio, geralmente eles estão dispostos a criticar e dar feedbacks sobre seu pitch, o que pode ter quase tanto valor quanto o investimento em si. 

Aprenda com suas críticas e conselhos para melhorar seu pitch. E lembre-se, não é porque não foi desta vez, que não pode acontecer mais para frente. Portanto continue enviando a eles atualizações sobre o seu progresso (Até por que isso demonstra muita confiança e maturidade da sua parte). 

7 – Esteja preparado

Esteja preparado para responder as questões que os investidores podem ter após o seu pitch e concorde em concretizar os próximos passos.

Se eles pedirem por documentos que você não possui em mãos, responda-os rapidamente e de forma compreensível. Se eles pedirem para você manter contato, não quer dizer que eles querem que você envie e-mais ou ligue todo dia. Combine uma frequência ideal para entrar em contato.

Geralmente follow ups mensais são suficientes, mas alguns investidores ainda preferem follow ups trimestrais. Portanto mantenha contato, mas não exagere. 

8 – Leve um investidor com você

Ninguém gosta de ser o primeiro em nada, mas também não gostamos de ficar de fora. Isso é natural do ser humano. 

Se você tiver um investidor atual disposto, você deve levá-lo com você se possível e incluí-los em seu pitch, como uma prova viva. 

Isso ajuda em 3 pontos: o primeiro é que ninguém precisará ser o primeiro investidor. O segundo, seu parceiro de investimento pode responder questões sobre investimentos enquanto você se concentra em falar sobre seu negócio e sua marca. E terceiro, tendo um investidor significa que você tem tração e ninguém quer perder uma boa oportunidade de negócios

Levar um investidor com você será um diferencial e você com certeza vai estar no topo. 

9 – Envie seus slides após a apresentação

Após sua apresentação, é importante que você envie seus slides para que eles possam visualizá-lo novamente, quando desejarem. 

Você pode utilizar uma ferramenta como o ClearSlide que permite visualizar o tempo que cada pessoa navegou pela apresentação e quais slides eles permaneceram mais tempo. 

Isso ajuda a identificar o nível de interesse deles e o que os mais interessou em sua apresentação. Com isso você pode personalizar sua mensagem de follow up de acordo com o que interessa mais a eles (E o sim de qualquer investidor fica muito mais provável quando recebem algo direcionado).   

10 – Mostre a eles seu progresso

O dinheiro não vai entrar de um dia para o outro. Reserve um tempo para atualizar seus investidores sobre os progressos e boas notícias.

Por exemplo, se você estiver atualizando seu protótipo ou desenvolvendo uma feature nova, deixe seus investidores sabendo disso. Ou se o seu protótipo estiver pronto e completo, tenha alguma ação planejada que estimule o investidor. 

Faça o possível para sair de uma reunião com outra agendada.

11 – Configure Google Alerts

Mostrar interesse além do seu próprio sucesso demonstra altruísmo e empatia. Uma maneira de manter a conversa aberta com os investidores após o pitch é configurar o Google Alerts para outras empresas do portfólio e concorrentes. Toda vez que uma empresa é mencionada, você receberá um alerta, que pode ser usado para iniciar uma conversa. Isso mostrará aos investidores que você está ciente de seus interesses. 

12 – Forneça uma pequena lista dos marcos históricos 

Os marcos históricos de sua empresa sempre é um assunto que interessa aos investidores. Eles adoram ouvir sobre. 

Uma ótima maneira de manter o follow up é criando uma lista dos marcos históricos que você irá abordar durante os follow ups. Afinal seu negócio estará em uma fase que há muita coisa acontecendo, estabelecer metas e objetivos e alcançando-os é uma ótima maneira para demonstrar seu foco. 

Os investidores ficarão impressionados com seu follow up e ao ver que você está atingindo seus objetivos e metas eles ficarão ainda mais interessados em saber mais sobre sua empresa.

Se você ultrapassar as metas estabelecidas, é bem possível que o investidor entre em contato com você.

13 – Faça o dever de casa

É natural que todo investidor espera que você faça um follow up após o pitch. Portanto você deve procurar fazer uma boa pesquisa sobre seus potenciais investidores.

E quando falamos de pesquisar, não estamos falando de descobrir o time favorito do investidor e comprar um par de ingressos para ele assistir no camarote, e sim de procurar seus assistentes, conversar com eles e procurar entender melhor o investidor como pessoa.

Isso fará com que eles se sintam tratados mais como humanos, o que já mencionamos anteriormente sua importância, e deixam de ter aquela impressão de que são vistos apenas como uma fonte de dinheiro. 

14 – Assinatura de NDA (termo de confidencialidade)

Para dar o toque especial nessa conexão, convide o investidor para conhecer seu time, seu escritório, mostrar seu livros e sua conta bancária. Mas antes disso, eles devem assinar um termo de confidencialidade (NDA).

Mostre o sistema de sua empresa e seus diferenciais que tornam sua empresa uma boa aposta. Sua vontade demonstra que você está sério em relação a buscar investimento. Se eles passarem para a próxima etapa, significa que eles estão sérios em relação a investir em você.

Essa última dica está diretamente relacionada ao Skin In The Game, que é o que TODO investidor busca em um founder de startup. Se você não sabe exatamente o que é, clique aqui e entenda.

E se você leu todo esse artigo pois ainda esta pensando em tirar sua ideia do papel, mas ainda não tem certeza do que fazer, ou se ainda está buscando informações sobre como será a sua trajetória, assista: