o jogo da vida

A vida é um jogo?

Muitos filósofos e pensadores já disseram que a vida é um jogo. E dependendo de como você lida com a vida, ela pode sim, ser vista como um jogo. Por sinal, um ótimo jogo. 

Tudo depende de que jogo você está jogando. 

Como qualquer jogo, a vida tem suas leis – da física e leis criadas pelo próprio homem – também possui ganhadores e perdedores (dependendo de quem você pergunte) e – como todo jogo, a vida também chega ao fim.

Na Índia antiga existia um jogo chamado Gyan Chaupar (ou cobras e escadas) e o objetivo desse jogo era que os jogadores movessem suas peças em direção a Moksha, ou liberação final. Uma espécie de céu para os hindus. Ao longo das jogadas, as peças podiam ser movidas para cima através de escadas – que representavam ações virtuosas – ou movidas para baixo usando cobras – que representavam vícios. No jogo a alma poderia estar a apenas um passo do céu e encontrar uma grande cobra na sua frente, o que a levava para baixo novamente. Exatamente como acontece com a vida. Quando parece que a gente está quase lá, algo acontece e bagunça tudo de novo.

Independentemente da vida parecer um jogo ou não pra você, se você está empreendendo ou está pensando em começar a empreender, jogar pode nos ajudar a lidar com derrotas, que são, em última instância, o que nos conduzirá a vitórias. 

Para jogos de soma 0, onde um(ns) vence e o outro(s) perde, a sensação de vitória e derrota é inerente a magia que se constrói. Essas sensações, por si só, não são um problema. O que se faz com elas sim.

O “jogo” do empreendedorismo

Se você está jogando o “jogo” do empreendedorismo, você terá muitas derrotas e vitórias. E deverá aprender a lidar com ambos os lados.

Vencer significa ter êxito de acordo com o objetivo do jogo. Não significa que uma pessoa ou empresa é “melhor” que a outra naquela atividade, mesmo que o ego do vencedor interprete a situação dessa maneira.

Por outro lado, perder significa que, em algum momento do jogo, as estratégias e ações do jogador não ressoaram com o objetivo do jogo. Seja por interferência do oponente (concorrência e mercado) ou por erro. A sensação de derrota pode gerar uma descarga energética inversamente proporcional à vitória. Assim, a sensação de incompetência ou a projeção das causas da derrota para fatores externos podem vir a tona. Mas isso faz parte do jogo da vida

Estas sensações e percepções podem e, muitas vezes, devem ser mediadas para novos insights. Um caminho que possibilite o amadurecimento do jogador como empresário e como pessoa. 

Já imaginou enxergar suas vitórias e derrotas apenas como desafios? Algo como, se não há algo que me desafie, que me faça pensar diferente… Como posso avançar no meu próprio modo de pensar? Agir? Mesmo jogar. É sempre do lado de fora que reside o desconhecido, aquilo que nos dá medo. Mas também é ali, a partir desse estranho espaço, que podemos ousar, criar e re significar o que já sabemos. E o jogo do empreendedorismo aparece como um espaço ímpar para este exercício.

Ou seja…

Jogar com outras pessoas, se feito de forma voluntária e consciente dos riscos (vencer e perder), tem um forte potencial para conectar as pessoas. Aproveite essa trama para trazer seus sócios e funcionários para o jogo. Desperte-os para desenvolver um senso de comunidade – a cultura da sua empresa – com engajamento, diversão e muito aprendizado.

Por mais derrotas que o jogo da vida e do empreendedorismo possam proporcionar, é nelas que somos capazes de nos reinventar e sermos melhores que ontem. 

Ninguém mexe em time que está ganhando, certo!?

Portanto, abrace suas derrotas, pois é elas que nos fazem melhores. São elas que nos permitem ousar e sermos criativos. A ir além do convencional, do que todo mundo já fez. São as derrotas que permitem a inovação. Abrace-as com muito carinho. Esteja aberto as derrotas. Só assim elas podem nos conduzir a vitórias.

Fazemos isto por aqui. Você, como tem feito por aí?

Obs: Temos um grupo do telegram, que você pode receber muito conteúdo como este e mentoria gratuita. Para acessar, cique no link: https://t.me/joinchat/J7tBz0kpYFVG-LUQ4IBlvw