Desde que se cunhou o termo para o modelo de negócios de “startups”, elas tendem a falhar. E isso não é à toa, afinal elas envolvem muito tempo, dinheiro, muito trabalho, dedicação, insistência, resiliência, persistência e muitos outros “ências”. Mas fique tranquilo.

Sei que isso não é novidade para você, já que tudo que traz muito retorno exige muitas “ências”. O que talvez seja novidade, é essa pesquisa feita pela cbinsights, que traz em porcentagem a resposta para “Por que startups falham?”.

Eu gosto muito de ver gráficos e números. Porém, infelizmente, dentro dessas métricas se encontra uma terrível verdade.

Todos esses motivos de falha podem ser divididos em duas categorias. E ambas são, no mínimo, desagradáveis.

A Primeira Terrível Verdade

Para começarmos a desvendar as terríveis verdades do mundo de startups, irei apresentar algumas falhas da imagem acima, que podem se resumir a um único culpado extremamente importante. Culpado esse que já foi mencionado muitas vezes em nosso blog anteriormente. O seu problema.

O Seu produto não resolve um problema real.

Não resolver um problema real é o motivo dessas estatísticas existirem:

O Mercado não Precisa (No Market Need)

“No market Need”, para começar, é exatamente isso. O mercado não precisa do seu produto pois ele não resolve um problema real.

Ficar sem Dinheiro (Ran out of Cash)

E é exatamente pelas pessoas não precisarem do seu produto que elas não irão comprar e que você pode acabar ficando sem dinheiro.

Problemas com Preço ou Custo (Pricing / Cost Issues)

Esse argumento também exclui o produto ser muito caro para o mercado. Não é o seu produto que é muito caro, é o seu problema que não é grande o suficiente. Afinal, se seu problema precisa ser resolvido, as pessoas pagarão pelo produto.

Perder para a Competição (Get Outcompeted)

Ser ultrapassado por competidores com um produto equivalente provém da mesma falha. Se seu produto resolve um problema pequeno e fácil de ser resolvido é natural que seus clientes irão procurar por algo equivalente e mais barato.

Produto não Amigável (User Un-friendly Product)

Na questão de interface, leve o exemplo do reddit. Veja como a interface era ruim:

Image result for reddit 2008

Porém o reddit resolvia um problema grande e real. O resultado? Hoje tem 330 milhões de usuários ativos e é um dos maiores fórums da internet.

Perda de Foco (Lose Focus)

E para finalizar essa primeira parte: Não existe falta de foco quando você resolve um problema real. Isso porque você recebe tanto feedback positivo, tanta gratidão  dos seus clientes por estar resolvendo aquele problema, que você acaba se apaixonando por esse sentimento positivo. Você se apaixona por ajudar essas pessoas. E quando você tem essa paixão, você não quer mais parar de ajudar pessoas.

O Problema Real

Acho que já deu para perceber a importância de resolver  um problema real. É exatamente por essa importância que nós fizemos estes 2 materiais aqui que cobrem tudo o que você precisa saber para não falhar na sua startup:

Estudo de Mercado

O Erro que faz Startups falharem e o Job To Be Done

Continuando, como se não bastasse essas seis métricas existem ainda outras 3 que se encaixam na mesma questão:

Marketing Ruim (Poor Marketing)

A parte de Marketing vêm de forma natural quando resolvemos um problema. Isso por que nossos clientes conhecem outras pessoas com o mesmo problema e o “boca a boca” entra em ação.

Ignorar Clientes (Ignore Customers)

Ignorar os clientes simplesmente se torna impossível de acontecer. Afinal, o problema quem têm são eles, e para resolver esse problema é preciso ouvi-los.

Fora do Tempo (Product Mistimed)

Quanto ao tempo, é natural que, quando você resolve um problema, você tenha fluxo de caixa, investidores, validações aos montes. Ou seja, seu produto não atrasa.

A Segunda Terrível Verdade

Essa é onde se encaixam todos os outros motivos do “Por que startups falham?”.

O pior? Ela envolve VOCÊ.

E como eu guardei o melhor para o final, você pode descobrir essa segunda verdade pela nossa plataforma Start You Up! Onde você terá acesso ao melhor material sobre empreendedorismo e startups do mercado! Clique e conheça!